Gatil Tom Bengals

História do Bengal

Embora hoje seja considerada uma raça doméstica, o Bengal era originalmente um híbrido, criado no início dos anos 1960 por Jean Mill nos Estados Unidos ao cruzar um Gato Leopardo Asiático com gatos domésticos, sendo que outras raças também foram usadas na fundação da raça Bengal incluindo o Birmanês, o Mau Egípcio, o Ocicat, o Abissínio e o American Shorthair. E com isso Jean Mill conseguiu criar um gato com aparência selvagem, mas, com temperamento tranquilo que pode viver como um animal de estimação.

Personalidade do Bengal

Gato bengal, gatil tom bengal, gato de raça, gato leopardo

O Bengal é um gato com personalidade, confiante, ativo, curioso, atlético e cheio de energia. Por ser ativo, ele adora brinquedos e outras atividades para se divertir, como as caixas, túneis e prateleiras verticais.
Animais desta raça, também apresentam afinidade em brincar com água, eles são muito sociáveis ​​e gostam da companhia de sua família humana, e se dão bem com crianças e cães que gostam de gatos.

OBS: Não é aconselhável permitir que o seu gatinho tenha acesso livre à rua, mas eles podem ser treinados para andar com coleiras na companhia do seu tutor.

Saúde do Bengal

Geralmente os Bengals, são muito saudáveis, sem doenças específicas da raça ou problemas de saúde relacionados à sua conformação. Desta forma, eles apresentam a mesma suscetibilidade a doenças que outros gatos, sendo importante manter em dia suas vacinas e vermifugações. A expectativa de vida dos Bengals está em torno de 12 a 16 anos.
Nutricionalmente eles não requerem uma dieta especial, e não são muito exigentes, no entanto é indicado que seja respeitada a orientação do criador ao adquirir seu novo gatinho.
A pelagem requer apenas uma escavação mínima, sendo feita uma vez por semana para remover os pelos mortos.
As fêmeas pesam um pouco menos que os machos, sendo as fêmeas em torno de 3 a 5 kg e os machos na faixa de 4 a 7 kg, em sua boa forma.

Tom Bengals

Padrões de pelagem e Cores do Bengal

Existem dois padrões de pelagem para o Bengal: O padrão com rosetadas semelhantes a onça pintada ou jaguatirica, podendo haver variações no tamanho e formato das rosetas. E existe também a pelagem marmorizada, que ocorre pela presença de um gen recessivo, herdado devido aos primeiros acasalamentos do Leopardo Asiático com raças diversas. Este último tipo de pelagem ainda é muito importante para os criadores, pois possibilita a melhoria de alguns padrões das rosetas através dos cruzamentos.

Gato-Bengal-Tom-Bengal-800x800

Fotos acima de um gato no padrão marmore e outro no padrão rosetas, tanto num padrão quanto no outro pode haver diferenças no desenho da pelagem, o desenho na pelagem é único em cada gato, como uma impressão digital.

Nas cores da pelagem que iremos descrever abaixo também, as nuances das cores podem variar de cada indivíduo, quando for escolher um filhote Bengal, para se ter uma ideia de como vai ficar peça fotos dos pais.

As cores podem ser diversas, no entanto podemos citar 6 cores de fundo de pelagem do bengal, sendo elas:

– Brown(Marrom)
– Melanistic (melânico)
– Silver(Prata)
– Snow(Neve)
– Charcoal(Carvão)
– Blue(Azul)

Acima são nas cores Brown e Melanistic, são como nossa Onça Pintada e Onça Preta, o gen melanistic é recessivo, portanto pai e mais devem ser portadores da cor, por isso as vezes de pais Brown nascem Melanistic na ninhada.

Pelagem na cor Silver, na pelagem Silver, o gen é dominante, esse gen é conhecido como gen inibidor da pelagem Brown, sempre que ele esta presente o gato é silver, sendo assim, para nascer filhote Silver pai, mãe, ou ambos devem ser silver, não nascem silver de pais Brown.

As últimas 3 cores, Snow, Charcoal e Blue não temos em nosso Gatil, mas também são gen recessivo, pai e mãe devem ser portadores da cor.